publico3_edited.png

REC - RUMO À ESTAÇÃO CINEMA

2005 - 2010 | Festival Nacional de Vídeos Universitários

Projeto de fomento audiovisual promovido por alunos do curso de Rádio e Televisão da faculdade Faesa. Durante as 5 edições, o REC promoveu mostras livres e competitivas de vídeos universitários de todo o país e trouxe para o estado cineastas  para compartilhar suas experiências com os estudantes a fim de promover o cinema brasileiro.

29_sandra_sato (25).JPG

HISTÓRICO

​2005 | A primeira edição do Festival  REC  ocorreu dias 18 e 19 de agosto de 2005, sendo  apenas  uma mostra de vídeos universitários produzidos por estudantes do Espírito Santo. Foram exibidos também, trabalhos de alunos da Universidade Barros de Mello – Recife/PE, que enviaram voluntariamente seus vídeos. O festival mostrou-se  bem sucedido, uma vez que para surpresa dos realizadores, o evento tomou grande proporção na mídia local e atraiu grande público (lotação esgotada) nos três dias de evento.

REC 07 01.JPG

2006

2006 | Ano de expansão. O festival tornou-se uma mostra competitiva nacional – realizada dias 16, 17 e 18 de agosto. A partir de então, foi desenvolvida uma preocupação concreta com as discussões sobre o audiovisual e suas fronteiras, o que tornou o REC não somente um espaço para exibição e sim para discussões com promoções de oficinas, mesas redondas e palestras.

Foram inscritos 47 vídeos divididos entre as categorias ficção, documentário, animação, vídeo clipe/vídeo arte, melhor vídeo e o prêmio do júri popular.

Cópia_de_JM_REC2007171.jpg

2007

2007 | O 3º Festival foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto com atividades no auditório do campus II da Faesa em São Pedro, no Cine Ritz Norte Sul  e no Hotel Ilha do Boi, composto por mostras competitiva e livre, palestras, oficinas e mesas redondas. A abertura do festival foi marcada pelo lançamento do longa metragem Saneamento Básico no Espírito Santo, contando com a presença do diretor Jorge Furtado durante toda a programação do Festival. Furtado realizou uma palestra sobre produção de cinema fora do eixo Rio – São Paulo e uma oficina de Roteiro para os participantes. 77 vídeos foram exibidos, distribuídos entre as mostras competitiva e livre.

comissaorec1.gif

2008

2008 | O Festival REC recebeu 375 vídeos, enviados de 93 universidades brasileiras de 20 estados da nação. Pelo segundo ano consecutivo o Festival REC levou a Vitória um diretor de destaque do cinema brasileiro para participar de suas atividades. Em 2008, foi a vez de Breno Silveira com seu novo filme “Era uma vez...”. O Festival ocorreu dias 27, 28 e 29 de agosto, premiando as produções universitárias de todo país em oito categorias: Melhor vídeo, Melhor vídeo documentário, Melhor ficção, Melhor animação, Melhor vídeo publicitário, Melhor vídeo clipe, Melhor vídeo arte e o Melhor vídeo do júri popular.

rec.2008.jpg

2009 - 2010

2009 | O Festival REC promoveu no dia 04 de junho, a pré-estréia de A Mulher Invisível, filme do diretor Cláudio Torres, no Cine Ritz Norte Sul com o presença do diretor. Para os dias do Festival, dois jovens cineastas participaram da programação: Eduardo Valente trouxe seu primeiro longa No meu lugar para o primeiro dia do Festival e Ian SBF fechou a programação de 2009 com o lançamento de seu primeiro longa metragem Teste de Elenco | 2010 | O Festival promoveu o lançamento do vídeo documentário Uma noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra, apresentado no Cine Jardins, dia 24 de agosto de 2010.