top of page

Carta para o povo da lona do meu coração



Nunca foi meu universo, eu me inscrevi para aquela vaga porque precisava muito de um emprego e, depois de muito bater cabeça, eu queria a experiência de trabalhar em uma companhia de teatro grande. Como produtora, eu queria entender como uma grande companhia trabalhava. Mas aí, mais do que aprender sobre produção cultural, eu aprendi: a dizer “obrigada” no final de um dia de trabalho; o olhar nos olhos (droga, já comecei a chorar 5ª linha...) e perguntar um “Tudo bem?” de verdade – e se não for pra perguntar de verdade, nem pergunte; em como não vale a pena perder tempo e energia com pequenas coisas; a ter a ousadia e confiança de falar para o chefe - “Fê, fiz bobagem”, porque eu sei assim nós vamos resolver juntos; fale menos, não problematize o problema, vai lá e resolve. Além de aprender a produzir, eu estou aprendendo a cuidar do quê e de quem importa, por que viraram parte da família.

Nunca foi meu universo, nunca havia produzido circo, eu fui uma negação nas aulas de circo que fiz na minha formação em artes cênicas, não sei malabares, mal sei fazer estrelinha e sobre palhaçaria... não vou nem comentar... continuo chorando aqui só tentar chegar no fim desse texto... eu não sabia nada... Mas vocês me receberam e eu fiquei, fui ficando, estou ficando, entrei em contato com dores e alegrias indescritíveis. O saldo ainda é que eu sou muito feliz trabalhando com o LaMínima.

Eu precisei de 17 anos de estudos e produção + 01 ano de terapia para me assumir como artista e produtora cultural. Hoje completam 06 anos de LaMínima e agora, em 2021, me peguei falando sozinha: eu sou só produtora ou eu já posso dizer que eu sou do circo também, mesmo sem saber sequer dar uma estrelinha direito? Acho que não é mais passageiro, né Chai!? Não é só um trabalho... Acho que abri um lugar aqui, na minha existência, para esse universo do circo. E ele cabe! Ele pode ficar e eu posso ficar nele!

Quanto tempo eu ainda preciso para dizer que eu sou desse lugar? Qual o teste que eu preciso fazer e onde é fila para preenchimento do formulário dos requisitos para dizer que eu sou do circo também? Me falem onde é e eu vou começar a resolver isso. Enquanto isso, eu vou ficando e ficando e ficando... Muito obrigada!!!


Mais sobre a minha versão familiar no circo:


bottom of page