Contornos

Sinopse

Contornos é uma reflexão poética sobre o corpo/matéria e a identidade/feminilidade. A performance encara o corpo como território, a materialidade da existência e sobre os contornos femininos, como eles definem e segregam, quais as possibilidades transitórias de um corpo que é território, quais os carimbos deixados e levados na relação com a cultura/cidade, que também é território, porém coletivo. Para questionar poeticamente os contornos que definem, diferenciam e segregam a mulher na sociedade, performers criam uma tela pintada com seus próprios corpos. A performance Contornos - criação e realização do Coletivo PI - também une as artes visuais e a expressão corporal.

Histórico

 

São Paulo/SP

Sesc Vila Mariana

17|05|2014

A Performance ocorreu durante a programação da Virada Cultural Paulista, na área de convivência do Sesc Vila Mariana, dialogando com um dos temas da Virada daquele ano: o corpo e a luz na cidade. A tela permaneceu por 24 horas na área de convivência da unidade. Foto: Jonas Rodrigues.

"Apesar do perfil do público serem pessoas adultas, as crianças assistindo e interagindo com a ação reverberou muito em mim. Deve ter sido lúdico ver quatro mulheres adultas, com idade para serem mães deles, pintando-se e se jogando contra uma tela, criando arte a partir dos movimentos".

O RETRATO MAIS QUE ÓBVIO DAQUILO QUE NÃO VEMOS

2015 | Teatro | Intervenção urbana

A montagem teve como proposição a especulação imobiliária e o conceito de espetacularização do centro da cidade de São Paulo. Tudo começa com o público sendo recepcionado por corretores de imóveis que tratam a todos como compradores em potencial e inicia um tour pela região apresentando um novo conceito em moradia: O Complexo New Wave, um empreendimento único da cultura sharing, que revitalizará a região do centro propondo uma nova forma de moradia e comportamento.  

Foto: Rodrigo Dionísio

SINOPSE

O roteiro trata da vida agitada das grandes metrópoles, traz uma mulher comum, a personagem Norma, como fio-condutor e um empreendimento imobiliário como mote principal para colocar em evidência acontecimentos banais na aparente normalidade da vida cotidiana. O projeto brinca com realidade e ficção, tornando o público ora observador distante ora personagem da trama, o público se torna jogador/feitor de uma história.

Realização | Coletivo PI

Atividades exercidas | Atuação; Direção de Produção; Comunicação

Foto: Rodrigo Dionísio

HISTÓRICO

2015 São Paulo/SP | Edital Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2014. De 07/11 à 13/12/2015 | Festival Satyrianas 21|11|2015 O espetáculo itinerante iniciava na SP Escola de Teatro - rua Marques de Itu -  e percorria as ruas Bento Freitas, Rego Freitas, General Jardim, entre outras da região.

Foto: Rodrigo Dionísio

Teaser
Teaser