Palimpsesto participa da Jornada do Patrimônio 2021

Pesquisa fotográfica foi apresentada como a palestra “Palimpsesto – impressões do Minhocão – imagens e imaginários coletivos na cidade de São Paulo”, no dia 11 de setembro.


No dia 11 de setembro de 2021 publiquei a palestra “Palimpsesto – impressões do Minhocão – imagens e imaginários coletivos na cidade de São Paulo”. Essa atividade faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2021, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, organizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico.

Com o tema “Nossos Lugares, nossas histórias”, a Secretaria convidou e selecionou instituições e sociedade civil – que é meu caso - para participação, promovendo um olhar plural e pulverizado para cidade, suas histórias e sua população. E assim, todos nós participamos do desenvolvimento das comunidades e dos diversos territórios que compõem uma cidade tão grande como é a cidade de São Paulo.

Sempre quis participar da Jornada do Patrimônio. Acreditava que essa pesquisa tinha tudo a ver com a história da cidade de São Paulo. Para esse encontro, apresentei a pesquisa fotográfica Palimpsesto. O encontro apresentou imagens inéditas e todo o histórico prático e de estudo do território do Minhocão. Foi a primeira vez que apresentei detalhes do processo e os desdobramentos do processo artístico. Para mim, foi uma honra participar e dividir com a cidade a minha visão diante de São Paulo.

O vídeo com a palestra na íntegra encontra-se no meu canal no Youtube “Chai Rodrigues”, ou pode ser acessado por aqui.