top of page

IMPASSES - mostra coletiva no dia 22/06 às 18hs



IMPASSES, exposição coletiva de encerramento da disciplina de pós-graduação “Impasses da Construção: a construção tridimensional no contexto artístico contemporâneo”, ministrada pela docente Renata Pedrosa.

O encerramento da disciplina “Impasses da Construção: a construção tridimensional no contexto artístico contemporâneo” acontecerá com a montagem e exposição de trabalhos de seus participantes, no dia 22/06/23, às 18h, no hall do 1º andar do Instituto de Artes.


O curso propôs uma reflexão sobre a construção tridimensional contemporânea, com ênfase na dialética entre arte e contexto. Partiu-se do pressuposto de que a arte está inserida em um contexto histórico e social e que seu papel é ser permeável ao cotidiano, de maneira a buscar o sentido crítico da contemporaneidade. Para isso, o foco foi nas práticas

artísticas que questionam os processos de transformação cotidiana mediante expressões alegóricas, entendendo a alegoria como um procedimento dialético que permite uma abordagem crítica.


Ao longo da disciplina, foram feitas propostas práticas de produções visuais que atravessam a paisagem urbana por meio de oposições entre materiais e imagens, com foco nos procedimentos que desacreditam na ideia de progresso e procedem pela explosão da cronologia, estimulando a justaposição de elementos heterogêneos e anacrônicos, de lugares e tempos diversos, dado que o conflito inconciliável resulta em um significado crítico para além da aparência.


A mostra Impasses reunirá as produções de André Bonani, André Capuano, Andrea Tedesco, Anne Courtois, Bruno Marcelino, Celia Moro, Chai Rodrigues, Clarissa Mendes, Flávio Cerqueira, Gabriel Urasaki, Henrique Detomi, José Carneiro, Nina Simão, Sofia Lemos e Vini the Kid, que resultaram das intersecções entre as propostas práticas da disciplina e as pesquisas poéticas destes participantes.



コメント


bottom of page