Exposição Palimpsesto na Funarte São Paulo/SP

Projeto PALIMPSESTO, percorreu as colunas do vão central do Minhocão durante 2018 para registrar as mudanças promovidas pelos agentes da cidade.



Coluna 50a_50x67cm_photo luster

O Minhocão possui cerca de 2,8km que cortam o centro da cidade de São Paulo. O ambiente possui 73 colunas centrais expostas à interferência estética da população e expressam o ritmo da cidade. Na persistência do tempo, diversas disputas de espaços se mostram no local: artistas, comerciantes, pessoas em situação de rua se sobrepõem a alguns grafites e os modificam de acordo com o interesse. A disposição desse espaço da cidade foi tema para o ensaio fotográfico PALIMPSESTO, da artista Chai Rodrigues, que passou um ano fotografando constantemente essa região.

O projeto partiu do interesse da artista proponente, moradora da região dos Campos Elíseos, São Paulo/SP, de investigar e unir suas pulsões criativas num sistema de produção. O momento certo, com uma estratégia definida a partir de pilares: Tempo | Fotografia | Espaço Público: O registro intermitente de algo estático em um espaço aberto onde todos podem interferir. Imagens construídas no correr do dia e que não são geralmente perceptíveis, nem seus autores, mas imprimem suas marcas no espaço público. Os registros foram feitos durante todo o ano de 2018, compondo 12 ensaios captados todo o dia 24 de mês, data da inauguração do Minhocão – 24/01/1971.



Coluna 18a_60x70cm_Papel fotográfico e PS 2mm

TRAJETÓRIA DO PROJETO

2022 Publicação impressa e exposição fotográfica online “Palimpsesto –Impressões do Minhocão”, contemplada pelo edital Proac Direto38/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (em produção);

2021 Palestra online para a Jornada do Patrimônio 2021 – Nossos Lugares, nossas histórias, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo;

2021 Exposição online durante a 14ª Semana de Fotografia de Caxias do Sul/RS;

2020 Exposição online para o programa Linha da Cultura, do Metrô São Paulo/SP;

2019 Exposição de estreia no espaço cultural A Próxima Companhia, São Paulo/SP.


SINOPSE: Exposição fotográfica do projeto Palimpsesto. Durante o ano de 2018, sempre no dia 24 de cada mês, a artista fotografou as colunas do vão central do Minhocão, região central de São Paulo, registrando as alterações que ocorrem nas paredes promovidas por artistas e demais agentes da cidade. A partir deste acervo, serão expostas montagens com as 12 imagens que compõem a trajetória de um ano de algumas colunas.


SERVIÇO

Exposição PALIMPSESTO – Impressões do Minhocão

Período: de 23/04 a 22/05 de 2022

Horário: terça a domingo, das 14h – 21h | Acesso gratuito

Local: Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte São Paulo/SP

Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elísios – São Paulo/SP

Projeto recebido pela Chamada Pública para Permissão de Uso dos Espaços da Funarte SP – abril a junho de 2022